Translate

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Os 5 grupos terroristas que mais matam no mundo

Boko Haram

O Boko Haram, cujo nome pode ser traduzido para ‘educação ocidental é proibida’, foi considerado o grupo terrorista mais mortal pelo Índice Global de Terrorismo 2015. No total, foram 453 ataques, 6.644 mortes e 1.742 feridos pelos jihadistas, que atuam principalmente na Nigéria, Camarões e Chade. Em abril de 2014, o grupo chocou o mundo ao sequestrar 273 meninas de uma escola em Chibok, na Nigéria, que desencadeou a campanha global chamada #BringBackOurGirls (#DevolvamNossasMeninas). Um ano e meio depois, mais de 200 garotas ainda estão desaparecidas



Estado Islâmico


O Estado Islâmico age principalmente na Síria e Iraque e tem como característica a brutalidade - decapitações, crucificações e execuções coletivas. Em 2014, foram 1.071 ataques protagonizados pelo grupo terrorista, nos quais 6.073 pessoas morreram e outras 5.799 ficaram feridas. Os sunitas do EI, que surgiram de uma dissidência do braço da Al Qaeda no Iraque, aspiram conquistar a região do Levante, que inclui Israel, Iraque, Jordânia, Líbano e Síria. O grupo opõe-se ao regime do ditador Bashar Assad na Síria e ao governo xiita no Iraque. Afirma estar travando uma guerra sagrada contra os muçulmanos xiitas, os cristãos e os yazidis, um grupo étnico-religioso no Iraque e na Síria.




Talibã

Surgiu na década de 80 para combater a invasão soviética no Afeganistão. Tomou o controle da nação em 1996 e governou até 2001, quando foi destituído pelas forças americanas, que invadiram o país. Atualmente, o Talibã luta contra as potências da OTAN e o governo central do Afeganistão para estabelecer um estado islâmico na região. Em 2014 foram 891 ataques, 3.477 mortos e 3.310 feridos pelo grupo, segundo o Índice.




Militantes Fulani

Os militantes Fulani atuam principalmente na República Centro-Africana e na Nigéria, mas vivem em pelo menos sete países da África. Fazem parte de uma tribo de mais de 20 milhões de pessoas, semi-nômade e pastoral, conhecida como Fulani ou Fuli e se envolvem em uma série de conflitos com comunidades agrícolas. De 2010 a 2013, os Fulani mataram 80 pessoas. Em 2014, com o aumento das atividades do Boko Haram, os ataques do grupo também cresceram: foram 1.229 pessoas assassinadas em 154 ataques






Al Shabab
O quinto grupo mais letal do mundo, segundo o Índice Global de Terrorismo 2015, surgiu na Somália em 2006. O Al Shabab (A Juventude, em árabe), atua na Somália, Quênia, Etiópia e Djibuti. São afiliados da Al Qaeda e buscam constituir um estado islâmico na região. 2014 foi o ano em que o grupo cometeu mais ataques, que resultaram em 1021 mortes e 850 feridos.















Um comentário:

Não serão publicados comentários sem identificação do autor.
Também serão rejeitadas palavras de baixo calão e mensagens-propaganda, onde serão consideradas spams.