Por Lenise Ferreira:
Só mesmo a certeza na impunidade justifica a postura do secretário da SEINFRA /
Bahia, anunciar a compra de mais um ferry boat enquanto as obrigações do Estado
são deixadas de lado em relação ao cumprimento do real papel da AGERBA - agência
de regulação e fiscalização do Estado.
A concessionária Internacional
Marítima vem se mostrando tão ruim quanto a impune e famigerada TWB. O diretor
executivo da AGERBA, profundo conhecedor dos problemas que culminaram com a
caducidade do contrato com a TWB, ao invés de dedicar-se em preservar os
interesses do Estado e o bem estar dos usuários do sistema, contribuiu para
elaborar um novo contrato de concessão em que beneficia principalmente a
Internacional Marítima e permite os abusos da mesma sem a fiscalização devida. A
atual concessionária não faz manutenções preventivas e ou corretivas de
terminais e embarcações. Chega ao final do ano com 3 embarcações em tráfego.
Os navios gregos já não oferecem nem sistema de ar condicionado... quebrados. A
sujeira é geral e visível. Descumpre horários, pratica tarifas abusivas com a
permissão da AGERBA ao cobrar 30% sobre hora marcada chegando a 60% do valor das
passagens se o período da viagem for em dias de sábado, domingo ou feriado.
Nenhum serviço diferenciado que justifique esta cobrança. Enquanto isto,
diretores do órgão estadual se degladiam buscando alguns entender a contagem de
CEM MIL passagens a menos na contagem da concessionária no mes de outubro. Até
hoje eu aguardo respostas do Ministério Publico Estadual em relação aos
comprovantes de venda de passagem fornecido pela Internacional em nome da TWB.
Aguardo respostas em relação a denúncia de super faturamento na compra dos
ferries gregos. Seis milhões e meio de euros foram empregados no transporte das
embarcações para a Bahia? Uma delas custou CINCO MILHÕES E MEIO, conforme farta
documentação entregue ao Tribunal de Contas do Estado e ao MPE / GEPAM.
Temos ainda denúncias de que as multas emitidas contra a concessionária
estavam sendo geradas com CNPJ estranho ao contrato.
Há poucos dias
registrei em fotos e vídeo uma mangueira transportando combustível para um
gerador instalado no convés de veículos. A mangueira aparente, de grande
extensão, estava exposta para quem quizesse ver, amarrada por um pedaço de
corda no quadro de energia elétrica que informava : CUIDADO / ALTA TENSÃO. O
capitão dos portos, pessoalmente, manteve contato comigo e está apurando a
situação que colocou em risco milhares de vidas transportadas no ferry ANA NERY.
A AGERBA só tomou providências depois que eu liguei para o fiscal Uilton, e
informei que já havia denunciado o fato à Capitania.
APESAR de tantos
abusos, descasos e mazelas, o Sr Marcos Cavalcante, apenas anuncia que pretende
comprar outra embarcação ???? Será que um certo advogado de São Paulo vai
elaborar também os termos da licitação? Será através da Happy Frontier que
funciona num salão de beleza em Portugal? Será que na Bahia só temos politicos
ficha limpa e que a justiça jamais fará algo que coloque fim em décadas de
maracutaias no Estado?
Vamos aguardar o caos no sistema neste verão. Esta é
a previsão de funcionários da Internacional e de membros da AGERBA.
Voltarei aos órgãos competentes para cobrar respostas a tudo que descrevi acima
e muito mais.
cidadã / empresária / munícipe
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